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Stylist, o que faz?

Stylist, o que faz?

Se você está nos acompanhando, sabe que estamos explicando aqui no blog sobre como funciona e quais são as etapas que um produtor de moda e um stylist executam para a realização de uma campanha de moda.

Como o assunto acabou se tornando extenso, dividimos em duas etapas. E ontem falamos detalhadamente de como é o dia-a-dia de um produtor de moda. Se você ainda não viu, basta clicar AQUI.

Hoje falaremos então sobre o Stylist, ele que fica responsável pela edição dos looks da marca contratante. É este profissional que estuda qual a melhor composição dos elementos para uma determinada peça de roupa, pensando em proporções, tamanhos, cartela de cor, mix de estampas, etc.

Para ficar mais claro, o produtor de moda é quem busca as peças complementares nas lojas, mas quem escolhe como o look será montado é o Stylist.
Qual dos calçados? Qual dos acessórios? Blusa por dentro ou por fora da calça? Para este look melhor cabelo preso? E se colocar um cinto? Faço sobreposição de peças?  São perguntas padrões que o stylist se faz na hora da edição.

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O Stylist tem uma grande responsabilidade de transmitir um conceito, uma ideia, através das roupas. A composição do looks é o principal meio do espectador para compreender o personagem que o modelo está interpretando, e com isto se identificar, causando o desejo de consumo daquelas peças.

O editorial abaixo se chama WANTED, a história desenvolvida é de um casal fugitivo, o acting do modelo traz atitude, força e rebeldia.
Para isso desenvolvemos looks com sobreposições, materiais como couro e os acessórios como o colar de cranio contribuem para contar a história e desenvolver esse personagem. Peças de roupas com estampas como “Honor or Glory” fortalecem ainda mais essa proposta de ousadia.

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Já para esta campanha da Proeza Fitness que desenvolvemos, a proposta é de um lifestyle. Elementos como a faixa nas mãos de lutadora de boxe ajudam a compor o look de exercício e ainda uma atitude para a modelo. Houve uma preocupação com a pele, onde utilizávamos um spray de água para dar essa ideia de suor. Acessórios como fone de ouvido e relógios esportivos complementam os looks dando mais vivencia e conteúdo para as imagens.

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Assim como o Produtor de moda na hora da busca dos complementos, o stylist deve saber trabalhar com diversos temas, e  saber fazer a escolha de quando cada acessório e elemento deverá ser usado. A composição do look depende de fatores como a locação e até mesmo a pose da modelo.
Para tudo isso acontecer, é necessário antes participar de reuniões com os clientes. Conhecer a coleção inteira previamente é essencial para o trabalho do Stylist, assim ele poderá saber qual conceito seguir.

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Como falei anteriormente, é importante manter o DNA da marca, o estilo que eles carregam e também saber trabalhar com o tema escolhido naquela estação. Para um stylist é crucial ter conhecimento de história da arte e da moda, pois será necessário ter essa bagagem cultural na hora que for desenvolver um look de acordo com um tema apresentado.
Além disto, a importância de se manter atualizado nas tendencias globais. A internet é um forte aliado nessas horas, já que é um atrativo desenvolver algo inusitado em uma campanha, principalmente nas fotos conceito.

Sem duvidas o trabalho tem um resultado positivo quando todos os profissionais contratados se reúnem para debater como será a campanha. Os estilistas, o marketing, o fotógrafo, o beauty artist, o produtor executivo, o produtor de moda e o stylist sentam e propõem ideias e acertam todos os detalhes para que no dia das fotos não haja surpresas.
Por isso que no dia da campanha, o fotógrafo já sabe qual luz irá utilizar, da mesma forma que o maquiador também já sabe como vai fazer a beauty. E no caso do stylist, todos os looks já terão sido montados, aprovados e separados corretamente para cada modelo, pois ele já terá feito a pré-edição dos looks dias antes. Isto é algo que tem que ser considerado, já que o stylist tem uma diária a mais de trabalho para realizar a edição das roupas.

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No momento que as fotos estiverem sendo feitas, o stylist sempre estará presente, pois irá observar se o caimento da roupa está correta, amassados, centralização de estampas, se o laço ou nó esta bem feito, gola da blusa torta, etc. Tudo isso deverá ser analisado, e é onde entra os grampos de produção, aqueles grampinhos de ferro que normalmente são vendidos para prender papel, eles são cruciais para qualquer shooting.

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Olha lá os grampinhos.

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(sim, fotos dos primórdios de 2012, e mais grampinhos…)

Para finalizar, produtor de moda e o stylist trabalham juntos, com muita troca de informação e o trabalho de um depende do outro. Ou em muitos casos, a mesma pessoa desempenha os dois papeis.

É um serviço que demanda muitas horas de dedicação, é preciso trabalhar com criatividade e ter responsabilidade com as peças retiradas de loja. Porém extremamente gratificante, um serviço que foge da rotina, se conhece muitas pessoas e a equipe dos profissionais sempre é alternada. Além de conhecer diversas cidades e locações.

Acredito que devo ter esclarecido alguns pontos, mas se ficou qualquer duvidas ou curiosidades, comente conosco, ficaremos felizes em poder responder. E para ver o resultado final de algumas campanhas que realizamos, basta acessar a parte de Portfólio do nosso site.

 

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Be Fashion.

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