Stylist, o que faz?
Se você está nos acompanhando, sabe que estamos explicando aqui no blog sobre como funciona e quais são as etapas que um produtor de moda e um stylist executam para a realização de uma campanha de moda.
Como o assunto acabou se tornando extenso, dividimos em duas etapas. E ontem falamos detalhadamente de como é o dia-a-dia de um produtor de moda. Se você ainda não viu, basta clicar AQUI.
Hoje falaremos então sobre o Stylist, ele que fica responsável pela edição dos looks da marca contratante. É este profissional que estuda qual a melhor composição dos elementos para uma determinada peça de roupa, pensando em proporções, tamanhos, cartela de cor, mix de estampas, etc.
Para ficar mais claro, o produtor de moda é quem busca as peças complementares nas lojas, mas quem escolhe como o look será montado é o Stylist.
Qual dos calçados? Qual dos acessórios? Blusa por dentro ou por fora da calça? Para este look melhor cabelo preso? E se colocar um cinto? Faço sobreposição de peças? São perguntas padrões que o stylist se faz na hora da edição.
O Stylist tem uma grande responsabilidade de transmitir um conceito, uma ideia, através das roupas. A composição do looks é o principal meio do espectador para compreender o personagem que o modelo está interpretando, e com isto se identificar, causando o desejo de consumo daquelas peças.
O editorial abaixo se chama WANTED, a história desenvolvida é de um casal fugitivo, o acting do modelo traz atitude, força e rebeldia.
Para isso desenvolvemos looks com sobreposições, materiais como couro e os acessórios como o colar de cranio contribuem para contar a história e desenvolver esse personagem. Peças de roupas com estampas como “Honor or Glory” fortalecem ainda mais essa proposta de ousadia.
Já para esta campanha da Proeza Fitness que desenvolvemos, a proposta é de um lifestyle. Elementos como a faixa nas mãos de lutadora de boxe ajudam a compor o look de exercício e ainda uma atitude para a modelo. Houve uma preocupação com a pele, onde utilizávamos um spray de água para dar essa ideia de suor. Acessórios como fone de ouvido e relógios esportivos complementam os looks dando mais vivencia e conteúdo para as imagens.
Assim como o Produtor de moda na hora da busca dos complementos, o stylist deve saber trabalhar com diversos temas, e saber fazer a escolha de quando cada acessório e elemento deverá ser usado. A composição do look depende de fatores como a locação e até mesmo a pose da modelo.
Para tudo isso acontecer, é necessário antes participar de reuniões com os clientes. Conhecer a coleção inteira previamente é essencial para o trabalho do Stylist, assim ele poderá saber qual conceito seguir.
Como falei anteriormente, é importante manter o DNA da marca, o estilo que eles carregam e também saber trabalhar com o tema escolhido naquela estação. Para um stylist é crucial ter conhecimento de história da arte e da moda, pois será necessário ter essa bagagem cultural na hora que for desenvolver um look de acordo com um tema apresentado.
Além disto, a importância de se manter atualizado nas tendencias globais. A internet é um forte aliado nessas horas, já que é um atrativo desenvolver algo inusitado em uma campanha, principalmente nas fotos conceito.
Sem duvidas o trabalho tem um resultado positivo quando todos os profissionais contratados se reúnem para debater como será a campanha. Os estilistas, o marketing, o fotógrafo, o beauty artist, o produtor executivo, o produtor de moda e o stylist sentam e propõem ideias e acertam todos os detalhes para que no dia das fotos não haja surpresas.
Por isso que no dia da campanha, o fotógrafo já sabe qual luz irá utilizar, da mesma forma que o maquiador também já sabe como vai fazer a beauty. E no caso do stylist, todos os looks já terão sido montados, aprovados e separados corretamente para cada modelo, pois ele já terá feito a pré-edição dos looks dias antes. Isto é algo que tem que ser considerado, já que o stylist tem uma diária a mais de trabalho para realizar a edição das roupas.
No momento que as fotos estiverem sendo feitas, o stylist sempre estará presente, pois irá observar se o caimento da roupa está correta, amassados, centralização de estampas, se o laço ou nó esta bem feito, gola da blusa torta, etc. Tudo isso deverá ser analisado, e é onde entra os grampos de produção, aqueles grampinhos de ferro que normalmente são vendidos para prender papel, eles são cruciais para qualquer shooting.
Olha lá os grampinhos.
(sim, fotos dos primórdios de 2012, e mais grampinhos…)
Para finalizar, produtor de moda e o stylist trabalham juntos, com muita troca de informação e o trabalho de um depende do outro. Ou em muitos casos, a mesma pessoa desempenha os dois papeis.
É um serviço que demanda muitas horas de dedicação, é preciso trabalhar com criatividade e ter responsabilidade com as peças retiradas de loja. Porém extremamente gratificante, um serviço que foge da rotina, se conhece muitas pessoas e a equipe dos profissionais sempre é alternada. Além de conhecer diversas cidades e locações.
Acredito que devo ter esclarecido alguns pontos, mas se ficou qualquer duvidas ou curiosidades, comente conosco, ficaremos felizes em poder responder. E para ver o resultado final de algumas campanhas que realizamos, basta acessar a parte de Portfólio do nosso site.
Be WILD
Be Fashion.
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