Macrotendências
Vamos falar de Macrotêndencias? O que se espera cada vez mais da moda? Mas antes vamos fazer uma breve explicação do que é macrotêndencia. Segundo o G1- GLOBO: Macrotendências são uma espécie de dogma do comportamento humano, incontestáveis verdades reproduzidas à exaustão com o intuito de estabelecer um mapa indicativo do melhor caminho até o cerne do pensamento de cada um de nós. Para o WGSN, as tendências do inverno 2019 se mantem no Manifesto criativo e a busca do “real”. As pessoas clamam pela verdade, por serem ouvidas e em serem diferentes. Para causar um impacto. Com isso, a criatividade florescerá. Essa tendência também compreende inovações que geram mudanças positivas dentro e fora das empresas. Estas, aliás, devem defender os valores em que acreditam. A WGSN destaca ainda que as linhas entre verdade e ficção se tornam cada vez mais “borradas” e notícias falsas passam a ocupar nossas redes sociais. Até 2019, o “real” se tornará ainda mais valioso. A pesar da grande tecnologia, as pessoas não confiam mais em grandes organizações e nos lideres mundiais. E de acordo com a WGSN, à medida que a humanidade percebe a relação entre o equilíbrio mental e físico, e parte em busca do que realmente a sensibiliza, nos conectamos com nossos sentimentos e emoções. Portanto, produtos e serviços passarão a ser criados pensando no efeito que eles causam nos consumidores. WGSN – The Vision 2019 No seu relatório The Vision 2019, a empresa destaca que megatendências duram por anos, ou décadas. A estratégia para empresas e profissionais é discernir tendências micro e macro, e adaptá-las aos seus negócios e produtos. A WGSN explica ainda que uma tendência macro abrange pelo menos cinco anos e impacta uma variedade de indústrias e segmentos. Um bom exemplo é o boom existente sobre a cultura do bem-estar. Essas tendências evoluem a cada nova temporada, ano a ano. Aumenta a busca pelo contato humano, pela intuição e relações de confiança. A valorização do artesão é outra megatendência consolidada, pontua a WGSN. Com ela, vemos movimentos de redução do impacto ecológico e humano sobre o consumo. O crescimento de empreendedores alternativos, que transformaram hobbies em empresas, é outra vertente. Por fim, temos a valorização do artesanato e das suas experiências como antídoto para o mundo digital No mercado de interiores, vemos essa tendência se desenvolver com a incorporação de plantas pela casa, preferência por materiais naturais, como linho, madeira e couro, e o crescimento do faça você mesmo (DIY). No campo da alimentação, o slowfood, comer local, cerveja artesanal e restaurantes pop-up são alguns insights. Mas como prever tendências em 2019? Para Carla Buzasi, diretora Global de Conteúdo da WSGN, as tendências estão ao nosso redor. “Telefones inteligentes. Espaços de cooperação. Suco verde. Conhecemos as tendências que definem nossas vidas diárias. No entanto, o que muitas vezes não percebemos são as interconexões”.
Não há dúvida de que estamos vivendo um momento de rápidas mudanças. Logo, “ler” os desejos e “atender” as necessidades dos consumidores será crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. Você já sabe o que seus potenciais compradores desejam viver, experimentar e sentir?
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